Projeto Olhar para o Futuro

Catarata
Ocorre quando o cristalino fica opaco. O cristalino é a estrutura que corresponde a uma lente capaz de focalizar a imagem sobre a retina, possibilitando uma visão perfeita. Suas causas estão associadas à nutrição, diabetes, infecções, traumatismos, envelhecimento, entre outros.
A única forma de se tratar a catarata é através da cirurgia. Atualmente é utilizada a técnica denominada de facoemulsificação. Alguns chamam de cirurgia à laser, mas não é o correto. Essa técnica se baseia no princípio do ultra-som. É feita uma incisão de cerca de 3mm na córnea por onde se introduz uma sonda, e a catarata é quebrada e aspirada ao mesmo tempo. Após a retirada do cristalino opacificado, é colocada uma lente intra-ocular (lado interno do olho) rígida ou dobrável.
A pessoa que possui diabetes pode sim operar. Os exames de sangue devem estar controlados. Quando a cirurgia é realizada, o glaucoma pode ser controlado. Após o processo, a catarata não volta, mas mesmo depois de meses ou anos, pode ocorrer a opacificação da cápsula posterior, localizada atrás da lente intra-ocultar.

Fonte: Instituto Benjamin Constant